Equilíbrio Emocional

Como buscar o equilíbrio emocional?Equilíbrio emocional está ligado à prosperidade?

A prosperidade está intimamente ligada aos fatores internos e não apenas a fatores técnicos como o indivíduo ter uma faculdade, uma pós graduação….

Enfim…. Já reparou que muitas vezes nos deparamos com pessoas bonitas, intelectualmente bem preparadas e que vivem em dificuldades financeiras, dificuldades de relacionamento, vivendo uma vida limitada? E por outro lado pessoas que não possuem tamanha formação e tem uma vida de prosperidade abundante?

Para se ter uma vida abundante e próspera, é preciso resolver os conflitos emocionais internos e fazer uma reprogramação de crenças,  substituindo  as crenças limitantes por crenças novas e fortalecedoras.

De que forma posso fazer isso?

Seguindo a matriz ativa de formação de crenças, alterando a forma como eu me comunico, altero meus pensamentos e consequentemente altero positivamente os meus sentimentos, que se mantidos, gerarão novas crenças que produzirão novos resultados de vida.

Enfim, a certeza é que para mudarmos aspectos externos de nossas vidas como ter um casamento harmônico, ter nossas finanças equilibradas, uma vida profissional bem estruturada , uma vida saudável, entre outros, precisamos mudar antes as nossas crenças e convicções internas sobre tais aspectos, mantendo assim, um equilíbrio emocional.

Quando estamos bem emocionalmente ficamos mais propensos a atrair a prosperidade, porque as coisas positivas começam a fluir em nossas vidas e os resultados vão surgindo positivamente, na mesma proporção.

Para alterar esse seu estado emocional, nada mais indicado do que utilizar as ferramentas do Coaching Integral Sistêmico como dito no artigo anterior O que é Coaching?.

Lembra que te falei que o processo de reprogramação de crenças se inicia com as mudanças de pensamentos, que vão gerar novos sentimentos e comportamentos, gerando consequentemente novas crenças?

Vamos tentar?

  1. Pare por um momento e faça uma reflexão de como andam seus pensamentos e sentimentos nesse momento. Pontue de 0 a 10, sendo zero se você se sentir péssimo e 10 se você estiver se sentindo incrivelmente feliz.
  1. Agora relembre uma experiência de muita felicidade na sua vida, algo onde você se sentiu extraordinariamente feliz e realizado. Um momento de sua vida quando você conquistou alguma coisa realmente importante e valiosa pra você. Volte a vivenciar esse momento de tanta importância na sua vida, com riqueza de detalhes. Perceba as imagens, os sons, e por fim, repita a vivência das sensações e sentimentos que teve naquela ocasião. Curta cada instante, cada pensamento , cada lembrança.
  1. Volte suavemente ao presente e estabeleça pontos de 0 a 10 ao seu novo estado emocional. É bem provável que sua segunda contagem tenha sido maior após você ter pensado profundamente em um momento maravilhoso do passado.

Viu só como fica claro o poder do pensamento no processo de mudança da maneira de se sentir? O contrário também é muito forte, caso sua primeira pontuação tenha sido alta, inverta o processo e pense em algo muito ruim que tenha acontecido na sua vida, vivencie esse momento com riqueza de detalhes e sentimentos também, e depois faça uma nova pontuação. Você verá que essa lembrança alterará negativamente seu estado emocional.

Desta mesma forma, podemos alterar também nosso comportamento. Substitua no exemplo acima, os sentimentos positivos, por comportamentos positivos. Fique em pé, com uma postura de um vencedor, cabeça erguida, com um semblante radiante, um sorriso imenso nos lábios. Mantenha-se nessa posição por 2 ou 3 minutos e depois faça uma avaliação do seu nível de entusiasmo e otimismo. Veja como através de uma fisiologia corporal você também foi capaz de alterar seus sentimentos.

A partir de agora você já tem a base para iniciar um processo de mudança na sua vida, comece hoje mesmo a mudar os seus pensamentos de derrota, de fracasso, por pensamentos de conquistas e de vitórias.

Identifique suas crenças mais profundas, liste-as separadamente em crenças fortalecedoras e limitantes.  Perceba os resultados que elas geram na sua vida, agora substitua as crenças limitantes por outras fortalecedoras.

Se você  anda com muito stress, entediado, desmotivado, dormindo mal, se alimentando mal e não dedica tempo de qualidade a sua família, aos amigos e principalmente a você mesmo, antes de continuar, dê uma olhada nesse artigo que pode mudar esse seu comportamento para sempre: O Poder do Foco

Se deseja continuar vamos para o próximo passo: Leia agora o artigo Como Mudar de Vida