Como Mudar de Vida

O que devo fazer para mudar de vidaVocê já se pegou com um desses pensamentos?

Segunda-feira começo um regime.

Ano que vem eu arrumo outro emprego.

Mês que vem vou começar a poupar.

Essa história lhe parece familiar?

Sim… e pode ter certeza que você não está sozinho nessa. Milhares de pessoas procrastinam suas decisões. E sabe por que? Porque é muito mais fácil deixar pra depois do que tomar a decisão de agir agora.

A boa notícia é que você é capaz de mudar o rumo da sua vida. Já ouviu aquela frase que diz: “Se você não gosta de onde está, saia. Você não é uma árvore”. Pois é bem isso.

Mas como posso fazer isso? Como posso mudar de vida?

Lembra das ferramentas de coaching que apresentei a você? Se não viu, dá uma olhada menu, no artigo O que é Coaching?

Pois bem, em primeiro lugar você deve identificar o seu estado atual.

Pare agora durante alguns minutos e, de olhos fechados, reflita com sinceridade sobre a sua existência, sobre suas facilidades e dificuldades. Reflita quem você tem sido e responda as seguintes perguntas:

Como está a sua vida?

Como estão seus sonhos e objetivos?

Você tem sido próspero ou limitado, realizado ou frustrado?

E ainda mais, como será o seu futuro se continuar a viver como tem vivido?

Nesse momento você está traçando seu estado atual. E é importante aqui você entender que existe sim a possibilidade de você se tornar alguém muito diferente do que você tem sido. Seria uma terrível maldição estarmos condenados a não poder mudar, sermos para sempre da mesma maneira. E também é importante entendermos que a nossa essência foi criada por Deus e por isso é imutável, até porque é perfeita. Porém, tudo que recebemos ao longo de nossa vida, como educação, amizades, os lugares que frequentamos, o amor que recebemos, foi que nos fez nos tornarmos pessoas distantes de nossos sonhos e potenciais, a ponto de nos perguntarmos quem somos.

Você já parou pra se fazer as seguintes perguntas:

Quem sou eu?

O que tenho feito?

O que conquistei no contexto material?

Com essas repostas, você consegue analisar como está sua vida no momento.

E sabe qual é a chave para uma vida de realizações e conquistas? A chave para mudar de vida?

Você já ouviu falar da autorresponsabilidade?

Segundo Paulo Vieira, o precursor do Coaching Integral Sistêmico, Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim, o único que pode mudá-la.

Diante dessa informação, vem uma sensação de bem estar, de uma realidade libertadora. Pois se sou eu responsável pela vida que tenho levado, seja ela boa ou ruim, se foi eu que me coloquei na situação que estou hoje e só eu posso mudar isso, basta reconhecer o que está errado, reconhecer que minhas escolhas e caminhos não tem sido satisfatórios  e então, redirecioná-las de forma autorresponsável, objetiva e consciente, pois não sou vítima de ninguém, somente de minhas decisões e de meus atos.

A partir de agora, trace o seu estado desejado, ou seja, onde você quer chegar, conscientize-se do que foi dito anteriormente e aja com responsabilidade.

Organize cada passo que vai dar, estabeleça metas (se preciso for, estabeleça sub-metas), identifique o que não está funcionando, mude suas táticas para não ter os mesmo resultados de insucessos que teve lá atrás, crie novos hábitos e conforme for atingindo suas metas, crie novas metas ainda mais desafiadoras e mãos a obra! Foco nos resultados!

Se estiver com dificuldade em focar nos seus objetivos/metas, dificuldades em concentração, se estiver se sentindo desmotivado, sem vontade prosseguir, dá uma lida nesse artigo sobre um curso espetacular, que certamente vai mudar a sua vida: O Poder do Foco

Quer saber como aumentar sua produtividade, leia o próximo artigo: Como aumentar minha produtividade