O Que é Coaching?

Este tópico é para você que quer entender as ferramentas as quais me referi no artigo anterior, ferramentas essas que vão levar você a concretizar os seus objetivos mais ousados.

Aqui eu apresento a você o que há de mais extraordinário e eficaz para mudar de vez a sua vida e transformar seus sonhos em realidade. E não me refiro a técnicas motivacionais ou de autoajuda, onde seu progresso vai desaparecer depois de algum tempo, estou falando em neurociência, são ferramentas de Programação Neurolinguística e Inteligência Emocional.

Já ouviu falar do Coaching Integral Sistêmico (CIS)? Processo de coaching

Pois então dá uma lida no que preparei pra você:

O Coaching é uma ferramenta de transformação pessoal e profissional.  Com esse método trabalhamos a estrutura racional e cognitiva do cérebro.

Pra você entender melhor.

No processo de coaching, o profissional (coach) estabelece uma conexão com seu cliente (coachee). O primeiro passo do coach é identificar o estado atual do coachee, através de uma completa, profunda e constante anamnese, com perguntas poderosas de sabedoria, que são usadas para buscar identificar os objetivos e onde a pessoa quer definitivamente chegar, ou seja, ao seu estado desejado. Com toda essa conexão entre coach e coachee, o profissional de coaching passa a conhecer os fatores impeditivos e facilitadores e traça um completo plano de ação para levar o cliente do ponto inicial ao ponto desejado em um tempo recorde.

Por que Integral?

Integral porque trabalhamos com o hemisfério esquerdo do cérebro (cognitivo, racional, lógico e intelectual) e com o hemisfério direito (emocional, criativo, intuitivo e de crenças) na mesma direção e intensidade. Desta forma conseguimos integrar razão e emoção em benefício das metas e objetivos estabelecidos.

O CIS entende que é impossível promover mudanças duradouras, profundas e sem efeitos colaterais sem alterar ou substituir crenças limitantes antigas por novas crenças que fortaleçam e que criem uma nova realidade interna.

Por que Sistêmico?

Porque pensamos como um todo, somos interligados, o ser pessoal e o ser profissional formam um único ser, o ser humano. E quando um ser desse padece, o outro também tem prejuízos.

Portanto no Coaching Integral Sistêmico entendemos, por exemplo, que para um profissional ter sucesso, sua saúde deve ser cuidada, sua vida conjugal deve estar harmônica, seus laços sociais consistentes, sua vida financeira equilibrada. Ou seja, todos os pilares de sua vida devem estar funcionando em harmonia e equilíbrio.

Você já ouviu falar sobre reprogramação de crenças?

Crenças são nossas convicções mais profundas, são nossas verdades incontestáveis. Crença é toda certeza interiorizada em nossa mente e coração. É a maneira pela qual compreendemos o mundo e a nós mesmos. E o mais importante é dizer que a crença é algo que aprendemos (desde a infância, através do convívio com outras pessoas), e por isso podemos desaprender e novamente reaprender.

É por esse motivo que no Coaching Integral Sistêmico, trabalhamos o lado direito do cérebro, que é justamente onde moram nossas crenças e todo o poder que as acompanham. Entretanto, é com interação harmônica  dos dois lados do cérebro que nos possibilita avançar na direção de nossas conquistas.

Nossas crenças influenciam todas as nossas escolhas e atitudes e, consequentemente determinam a vida que nós levamos.

Portanto, diante de crenças limitantes, que nos impede de prosperar, devemos substituí-las por crenças novas e fortalecedoras. E esse processo se inicia pela alteração do padrão de nossos pensamentos, afinal, a crença é estabelecida por pensamentos repetidos forte e frequentemente na nossa mente subconsciente. E quando alteramos nossos pensamentos, nossos sentimentos e comportamentos também são alterados, gerando consequentemente novas crenças.

Diante dessas informações você pôde compreender o quão completo é o processo do Coaching Integral Sistêmico. E a seguir você pode assistir um pequeno vídeo do criador desse método, Paulo Vieira, falando da diferença entre o coaching e o Coaching Integral Sistêmico:

 

Vamos dar início a esse processo de ter uma vida próspera e feliz? Dê uma lida nesse artigo que preparei pra você: Equilíbrio Emocional

Se quer assistir a um treinamento que utiliza dessas ferramentas do Coaching Integral Sistêmico e mudar para sempre a sua vida, dê uma olhada nesse artigo: O Poder do Foco.